Sobre Nós

Fundação Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar

Em 1991, um grupo de mergulhadores e pessoas interessadas, decidiram dar continuidade as pesquisas e histórias dos cerca de 30 naufrágios conhecidos na região do Litoral Norte do estado de São Paulo. Assim nasceu a Fundação Mar – Fundação Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar, uma entidade privada e sem fins lucrativos, e que possibilita a difusão de conhecimento sobre a história marítima e vida marinha local, para toda a população, construindo seu acervo a partir de doações de peças e bens relevantes.

Seu estatuto foi registrado em 15 de setembro de 1992, época da ECO-92, e seus capítulos basearam-se nesse encontro mundial, onde foram discutidas questões culturais e históricas, como a vida no planeta Terra, além de propostas para sua preservação. Em 1993 a Fundação foi declarada como Utilidade Pública Municipal, e em 2000, como Utilidade Pública Estadual.

Sediada em São Sebastião, Litoral Norte do estado de São Paulo, e reforçando os atrativos turísticos da região, a Fundação tem como parte de seu histórico o desenvolvimento de projetos relacionados à educação ambiental; preservação do meio ambiente; estudos de animais marinhos; e recuperação das documentações históricas e do patrimônio arqueológico da região, em terra e no mar.

“Conhecer para preservar”

A Fundação tem como Missão facilitar o acesso das pessoas aos conhecimentos históricos da região e ao meio ambiente, incentivando a pesquisa científica e o desenvolvimento de projetos relacionados, valorizando a relação com as comunidades locais e apoiando instituições similares, de forma a promover uma maior conscientização sobre a importância da conservação ambiental e cultural.

“Conhecer o passado e preservar o presente para garantir o futuro”

O ser humano só preserva aquilo que valoriza e conhece. Por isso, a Fundação Mar acredita que a transformação de informação em conhecimento e de conhecimento em ações que transformam a sociedade, seja o caminho da conscientização para um mundo melhor.

-Respeito aos seres e à natureza;

-Valorização e preservação da cultura e ambiente

-Acesso à informação para todos

-Desenvolvimento socioambiental

-Transparência nas relações

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Estamos sempre a disposição para atendê-lo.