sobre

Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar, é uma ONG sem fins lucrativos, constituída em estatuto desde 25 de setembro de 1992 e declarada de Utilidade Pública Municipal em 1993 e Estadual em 2000. Está sediada em São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo, região na qual desenvolve projetos relacionados à Educação Ambiental,preservação do Meio Ambiente, estudos de mamíferos marinhos, recuperação das documentações históricas e do patrimônio arqueológico da região, em terra e no mar, promove cursos de mergulho.

O Museu está dividido em dois setores (Naufrágios e Biologia Marinha), também possui uma sala de áudio e vídeo, onde são veiculados filmes, realizam-se palestras, exposições, e onde são apresentados os trabalhos e estudos realizados pela FUNDAÇÃO MAR e outras instituições. Além disto, alguns aquários marinhos e tanque de contato que expõem diversas espécies de peixes e invertebrados característicos de nosso litoral, acompanhado de monitores.
Um naufrágio não termina no fundo do mar. Fica na memória, encalha em documentos e permanece para sempre na história. Desperta o interesse e a curiosidade das pessoas. E quando tem pedaços expostos em um museu atrai mais visitantes, sejam mergulhadores ou turistas. No Litoral Norte a Fundação Mar-Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar, cuida de registrar e mostrar ao público testemunhos de desastres marítimos e peças que já estiveram afundadas em nossas águas.Em 1991, um grupo de mergulhadores e pessoas interessadas em dar continuidade a pesquisas e histórias dos vinte e cinco a trinta naufrágios conhecidos da região e de muitos outros, somente apontados por seus indícios, decidiu criar uma entidade privada, sem fins lucrativos. Assim nasceu nossa fundação e, com ela, a chance de serem doadas peças e bens que interessassem ao museu e aos seus futuros visitantes.