Museu dos Naufrágios:

Missão:     “Conhecer para preservar”

O Museu da Fundação  Mar é muito relevante na região do litoral norte do estado de São Paulo uma vez que é único nas pesquisas em arqueologia do mar, especialmente nos aspectos dos naufrágios, singularidades que despertam interesses especiais no público visitante, aludindo às histórias das embarcações, da navegação desde a Antiguidade até nossos dias e as curiosidades pela vida marinha.

IPHAN - Cadastro Nacional das Instituições de Guarda e Pesquisa (CNIGP)

A Fundação Mar está credenciada a emitir carta de endosso institucional para projetos de licenciamento ambiental/arqueológicos.

Mantido pelo Centro Nacional de Arqueologia (CNA) - surgiu da necessidade de controle interno e externo das instituições que têm a guarda das coleções oriundas de 10.490 projetos de pesquisa arqueológica. O CNIGP foi criado a partir do Programa de Fiscalizações, iniciado em 2014, durante o qual o CNA visitou 31 instituições, dentre as que mais endossaram pesquisas ou aquelas sugeridas pelas Superintendências do Iphan nos estados.

Instituído pela Portaria Iphan no. 196, de 18 de maio de 2016, o Cadastro é composto pelas instituições que aprovaram essas pesquisas e por aquelas que ainda serão incluídas. Desde 2015, com a publicação da Portaria Iphan no. 483, está estabelecido que todas as instituições devem ser fiscalizadas pelas Superintendências.

As instituições cadastradas serão fiscalizadas periodicamente com o intuito de avaliar se estão aptas ou inaptas a receber a guarda de bens arqueológicos. Esta análise será baseada na fiscalização e no estabelecido nas recomendações para a conservação de bens arqueológicos móveis.